Porque investi na Broadcom (AVGO)?

Nos últimos dias, abri uma pequena posição na Broadcom e fui reforçando a posição à medida que o preço foi caindo. 🛒

Normalmente adiciono as empresas à watchlist antes de investir, mas como o preço da AVGO estava muito acima do valor intrínseco, não cheguei a incluí-la na lista.

No entanto, após esta queda significativa, identifiquei uma oportunidade que não quis desperdiçar e avancei diretamente para a compra.

Partilhei todas as transações no Telegram e, mais tarde, atualizei o log das transações no separador Portfolio completo, compras e vendas para manter o registo atualizado.

Reforçamos que não fazemos recomendações de investimento. Este e outros artigos refletem apenas a nossa análise e opinião, não devendo ser interpretados como aconselhamento financeiro.

Nesta análise, para não a tornarmos demasiado extensa, não iremos apresentar todos os resultados e rácios, que estão facilmente disponíveis na Stock Analytics. Para quem quiser aprofundar os números, basta utilizar o ticker AVGO.

1) O que faz a Broadcom?

A Broadcom está organizada em duas principais áreas de negócio: semicondutores e software de infraestrutura.

👉 Semicondutores (79% da receita):

A Broadcom é líder no design de semicondutores para redes, wireless e armazenamento.

Na área de redes, desenvolve os chips que controlam o tráfego de dados dentro de switches e data centers, usados por empresas como a Cisco, Arista e Google.

Além destas áreas, também atua em segmentos como AI, Broadband, Industrial, Connectivity, cloud e outras infraestruturas tecnológicas à escala global.

👉 Software de infraestrutura (21% da receita):

Com as aquisições da CA Technologies, Symantec e VMware, a Broadcom criou uma divisão de software de infraestrutura com receita recorrente e margens bastante elevadas.

Além disso, trabalha com cerca de 80% das empresas Fortune 500, fornecendo soluções de cibersegurança, virtualização e gestão de sistemas.

A Broadcom, que inicialmente se chamava Avago Technologies, tem aumentado as suas receitas de forma consistente desde 2005, com forte aceleração a partir de 2016, quando adquiriu a Broadcom Corporation e adotou o seu nome, seguindo-se outras aquisições estratégicas como a CA Technologies, Symantec e VMware.

Empresa com Wide Moat

A AVGO tem um wide moat porque é líder no mercado de chips de rede, que controlam o tráfego de dados dentro de centros de dados e redes empresariais.

Estes chips são essenciais em equipamentos como switches e routers de empresas como a Cisco e a Arista.

A empresa tem décadas de experiência a desenhar estes chips e investe milhares de milhões por ano em pesquisa e desenvolvimento para os adaptar às necessidades de cada cliente.

Assim, torna-se muito difícil para outra empresa copiar a tecnologia, igualar a performance e ganhar a confiança dos seus clientes.

Em maio de 2023, a Broadcom estabeleceu uma parceria de vários milhares de milhões de dólares com a Apple para fornecer componentes de radiofrequência 5G fabricados nos EUA, entre os quais estão os filtros FBAR.

Estas peças são fundamentais para garantir a qualidade das comunicações sem fios nos dispositivos Apple.

A colaboração reforça o compromisso da Apple em investir na economia dos EUA e solidifica a posição da Broadcom como líder na produção de filtros FBAR, uma tecnologia complexa dominada por poucas empresas…

A nível de software, a Broadcom está profundamente integrada em grandes empresas através de soluções como VMware, ferramentas de DevOps, software de mainframe e segurança.

Mais de 80% dos seus clientes usam cinco ou mais produtos, o que torna difícil substituir a empresa por completo.

Para sair, os clientes teriam de recorrer a vários fornecedores diferentes, reorganizar processos internos e lidar com riscos operacionais.

Esta combinação de integração técnica, dependência funcional e esforço de substituição cria custos de mudança elevados e sustenta a vantagem da AVGO a longo prazo.

Fundamentos da AVGO

A AVGO tem indicadores fundamentais sólidos de forma geral.

A empresa aumentou as receitas para 51,6 mil milhões USD em 2024, devido ao crescimento de semicondutores ligados à IA e pela integração da VMware.

Apesar disso, o lucro líquido caiu, principalmente devido a uma provisão fiscal de 4,5 mil milhões USD e custos relacionados com a aquisição da VMware. Estes efeitos são pontuais e não indicam fraqueza no negócio.

O crescimento sustentado do Free Cash Flow por ação confirma a capacidade da Broadcom gerar caixa de forma eficiente.

O rácio Debt-to-EBITDA continua controlado e o Current Ratio mostra que a empresa consegue cumprir os compromissos de curto prazo.

O ROIC caiu temporariamente, mas a rentabilidade de base mantém-se sólida.

Porque investi na AVGO?

👉 A receita de semicondutores ligados à IA cresceu 77% no último trimestre e atingiu 4,1 mil milhões USD, que representa 41% das vendas totais neste segmento.

👉 Desde maio de 2023, a empresa fornece filtros FBAR e outros componentes de radiofrequência à Apple num contrato de vários milhares de milhões de dólares, com produção nos EUA.

👉 A Broadcom é reconhecida pela qualidade dos seus chips de rede e comunicações móveis, considerados dos melhores da indústria e usados por empresas como Apple, Google, Cisco e Arista Networks.

👉 A nível software, a Broadcom faturou 6,7 mil milhões USD no último ano, mais 47% do que no ano anterior, com margens brutas muito altas de 92,5%, devido à integração da VMware e à mudança para modelos de subscrição.

👉 As receitas estão protegidas por contratos de períodos altos, que garantem previsibilidade de receitas.

Riscos do investimento

❗A empresa está exposta à natureza cíclica da indústria dos semicondutores e depende de um número reduzido de clientes, fatores que podem causar instabilidade em períodos prolongados de queda na procura.

❗A área de software inclui negócios antigos, como virtualização e mainframes, que podem ter crescimento limitado no futuro.

❗A Broadcom depende muito de aquisições para crescer e pode ter dificuldade em encontrar novas oportunidades.

Avaliação da TSMC

Para o cálculo do valor intrínseco, utilizámos uma taxa de crescimento conservadora de 10% para os próximos 10 anos e, com base no método Discounted Cash Flow (DCF), obtivemos um valor intrínseco de $171,73.

Este valor serve apenas como referência analítica e não deve ser interpretado como uma indicação de compra ou venda, dado que está sujeito a variações consoante mudanças nos fundamentos, condições de mercado e outros fatores externos.

Níveis de compra

Definimos os seguintes níveis de compra com base nas médias móveis de diferentes time frames, analisando a confluência entre curto, médio e longo prazo para identificar zonas de suporte estratégicas que possam oferecer entradas com melhor relação risco-recompensa.

1º – $152,11
2º – $138,12
3º – $110,23
4º – $96,36

Disclaimer

Esta publicação é apenas informativa e educacional e não deverá ser entendida como uma recomendação de compra ou venda ações.

Investir envolve riscos e não assumimos quaisquer responsabilidades por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.