Porque vendi a Johnson & Johnson?

A Johnson & Johnson (JNJ) é uma multinacional norte-americana que desenvolve produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e bens de consumo. Detém marcas conhecidas como Band-Aid, Tylenol e Listerine.

No dia 12 de fevereiro de 2025, vendi a minha posição completa na JNJ, que à data representava 3,71% da carteira.

Resultados da JNJ

A JNJ registou um crescimento de 4,3% nas vendas, melhorou a margem bruta para 69,1% e aumentou o lucro operacional em 10,8%, com o EPS diluído a subir 11,3%.

A empresa prevê um crescimento das vendas operacionais entre 2.5% e 3.5% e um aumento do lucro por ação reportado entre 5.2% e 7.2% em 2025.

Porque vendi a JNJ

👉 Os fundamentos da empresa permanecem sólidos, mantendo-se como um ótimo investimento. A J&J é bastante diversificada nos diversos segmentos do setor da saúde, o que a torna resiliente a recessões e proporciona uma oportunidade de crescimento defensivo, com um dividendo estável e potencialmente crescente.

👉 Além disso, vários dos seus principais medicamentos de próxima geração são fármacos especializados, com forte poder de precificação e menores obstáculos regulatórios para aprovação.

👉 No entanto, pretendo aumentar a liquidez da carteira para reforçar a flexibilidade e aproveitar novas oportunidades de investimento. Ao mesmo tempo, quero abrir espaço para empresas com elevado potencial de crescimento.

❗ O pipeline de medicamentos em fase avançada da J&J é relativamente baixo para o tamanho da empresa, portanto não se espera um elevado crescimento a longo prazo.

❗ As pressões relacionadas com patentes no setor farmacêutico da Johnson & Johnson estão a aumentar e poderá impactar a maior divisão da empresa, apesar de ser pouco preocupante.

Disclaimer

Esta publicação é apenas informativa e educacional e não deverá ser entendida como uma recomendação de compra ou venda ações.

Investir envolve riscos e não assumimos quaisquer responsabilidades por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.