A ASML é uma empresa líder na fabricação de equipamentos de tecnologia utilizados na produção de semicondutores, os componentes essenciais de muitos dispositivos eletrónicos.
Com sede em Veldhoven, nos Países Baixos, a ASML, cujo nome significa “Advanced Semiconductor Materials Lithography”, emprega mais de 39 000 pessoas e está presente em mais de 16 países.
O processo utilizado pela ASML chama-se fotolitografia, onde a luz é utilizada para gravar padrões de circuitos em pequenas placas de material chamado “wafer”, que mais tarde se transformam em chips.
Estes avanços tecnológicos permitem que os chips fiquem cada vez mais potentes, ao colocar mais transístores na mesma área de silício. Isso torna os chips mais rápidos e eficientes.
A criação destes chips modernos é cara, e a fotolitografia representa uma parte significativa desse custo.
1) Visão Geral da empresa
O principal produto da empresa é sua máquina de litografia ultravioleta extrema (EUV), que é o tipo mais avançado de máquina de litografia no mercado atualmente.

Devido à enorme complexidade envolvida na criação de uma máquina deste género, a ASML não tem concorrentes para a litografia EUV. O vasto conhecimento necessário para desenvolver algo semelhante é imenso, e a ASML tem trabalhado nisso desde 1984.
A nova plataforma da ASML, chamada EXE High-NA, é uma versão avançada das máquinas que fazem chips. Ela tem um design melhorado para ser mais rápida e precisa, permitindo que os chips sejam ainda mais pequenos e poderosos na próxima década. A EXE começará a ser usada para criar chips muito avançados, começando com os de 2 nanómetros, que são extremamente pequenos.
As primeiras máquinas de High-NA EUV começaram a ser enviadas para clientes em 2024 para fins de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), sendo a Intel uma das primeiras a recebê-las. Contudo, a expectativa é que estas máquinas estejam prontas para uso em produção de grande escala nas fábricas a partir de 2025.
Embora as máquinas de litografia EUV da ASML sejam as mais conhecidas, a empresa também fabrica equipamentos DUV (ultravioleta profundo), que são usados para produzir chips em maior escala e com um custo mais baixo.

Além das suas máquinas, a ASML também oferece um software extremamente avançado, essencial para operar os sistemas de litografia. Este software é tão especializado que a ASML é uma das poucas, se não a única, capaz de suportar o design de chips com menos de 10 nanómetros.

1) Vantagem Competitiva Sustentável ✅
Consideramos que a ASML tem uma forte vantagem competitiva devido aos seus ativos intangíveis, como o conhecimento acumulado ao longo de décadas e as parcerias de longo prazo com empresas como a Carl Zeiss. Além disso, os elevados custos de substituição das suas máquinas tornam a mudança de fornecedor difícil, pois as fábricas não podem arriscar paragens inesperadas, que poderiam custar milhões.
A ASML fabrica máquinas de litografia que criam padrões minúsculos nos chips. Estas máquinas utilizam luz ultravioleta para desenhar os circuitos em chips usados em smartphones, computadores e inteligência artificial. A ASML é a única empresa que consegue fabricar máquinas de litografia EUV, que são necessárias para fazer os chips mais avançados.
Estas máquinas são incrivelmente complexas, compostas por sistemas físicos, elétricos e mecânicos, e demoram até 18 meses para serem construídas. Cada máquina pode ocupar dezenas de metros quadrados e pesar até 200 toneladas. A ASML coordena a montagem dessas máquinas, usando componentes de alta qualidade de diferentes fornecedores, e isso é fruto de décadas de conhecimento técnico.
Embora empresas como Nikon e Canon fabriquem máquinas de litografia, estas ainda utilizam tecnologias mais antigas e não conseguem competir com as máquinas EUV da ASML. Mesmo que tentassem, precisariam de um investimento de tempo e dinheiro enormes.
Além das suas máquinas, a ASML também lucra com a manutenção e atualização dos seus equipamentos ao longo de décadas. As fábricas de semicondutores precisam de máquinas que funcionem 24 horas por dia, e qualquer tempo de inatividade custa muito dinheiro. A ASML oferece soluções que ajudam a reduzir esses custos e garantem que as suas máquinas funcionem com alta eficiência e rendimento na produção.

Portanto, a ASML oferece uma solução completa de litografia para a produção de semicondutores, que cobre desde o equipamento até ao software. Esta solução é extremamente avançada e coloca a ASML numa posição quase monopolista, pois não há concorrentes que consigam oferecer a mesma capacidade tecnológica, especialmente no segmento de litografia EUV. A sua tecnologia é indispensável para a fabricação dos chips mais modernos e avançados, colocando-a muito à frente de qualquer outra oferta no mercado.
O vídeo seguinte vai ajudar-te a perceber a importância da ASML na indústria de semicondutores e a sua grande vantagem competitiva:
3.1) Receitas
Como pode ser verificado na ferramenta de análise de ações Stock Analytics, no separador Financial Performance, ou nos relatórios de contas da própria empresa, as receitas da ASML têm aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Sanções dos EUA
Os EUA têm imposto várias sanções contra a China, limitando a exportação de tecnologia crítica, especialmente na área de semicondutores. Inicialmente, a ASML só podia vender máquinas DUV (litografia de ultravioleta profundo) para a China, mas as restrições estão a piorar, com sanções adicionais a limitar ainda mais essas vendas. O objetivo é travar o avanço da produção de semicondutores na China. Podes ver mais detalhes sobre as regras e sanções aplicadas no Registo Federal:
No último ano, a China comprou máquinas DUV em grande quantidade, antecipando um possível agravamento das sanções impostas pelos EUA. Isso reflete-se nos relatórios dos últimos trimestres, onde a China representa cerca de 47% das receitas da ASML. No entanto, segundo a própria ASML, espera-se que a China represente apenas 20% das receitas em 2025, regressando a uma percentagem mais normalizada, como era até 2024.

Na imagem seguinte, podes ver um exemplo deste crescimento, com a distribuição das receitas por área geográfica no 2.º trimestre de 2023 e no 2.º trimestre de 2024.

Por este motivo, a ASML baixou o guidance e o preço caiu recentemente. Portanto, vamos descontar este aumento das vendas de 2024 no calculo do valor intrínseco.
3.2) Lucro Líquido
Em relação ao lucro líquido da empresa, também é possível observar uma tendência de crescimento.

Prevê-se que a indústria de semicondutores registe um crescimento significativo nos próximos anos, tendo em conta a procura por tecnologias emergentes como IA e 5G. A ASML, projeta uma taxa de crescimento anual do EPS de cerca de 17,5% para os próximos 3 anos.
3.3) Fluxo de Caixa Operacional
O fluxo de caixa operacional é o dinheiro que uma empresa ganha diariamente com as suas atividades normais, como a venda de produtos ou serviços.
Nos últimos anos, o fluxo de caixa da ASML diminuiu principalmente porque a empresa tem investido em máquinas de litografia EUV. Além disso, houve um aumento nos custos operacionais e no stock de inventário, o que significa que parte do dinheiro está a ser utilizada em recursos que ainda não geraram vendas.

3.4) Fluxo de Caixa Livre
O Fluxo de Caixa Live (FCF) representa o valor em caixa disponível para a empresa pagar dividendos, recomprar ações ou investir em novas áreas de negócio.

4) Taxa de Crescimento
Como se pode verificar, nos últimos 5 anos, o crescimento dos EPS foram de 23.39%.

Se analisarmos a previsão dos analistas até 2028, observa-se uma taxa de crescimento estimada de 24.28% tendo em conta os EPS médios estimados.
5) Return On Equity (ROE)
No separador Key Metrics, podemos ver o ROE (Return on Equity) da ASML.

O ROE mede a eficiência da empresa a obter lucro para os acionistas. Como se pode verificar, desde 2012 que o ROE da empresa é maior ou igual a 15%.
Para obtermos o ROE utilizamos a seguinte formula:
ROE = Net Income / Capital Próprio
6) Dívida Conservadora
Como se pode verificar no balanço da ASML, a dívida sempre foi baixa e a empresa tem mais dinheiro em caixa do que dívida.
Utilizamos o Debt-to-EBITDA (Dívida Líquida/EBITDA) para avaliar a capacidade de pagamento de dívida de uma empresa.
No separador Key Metrics, também podemos analisar como foi a sustentabilidade da dívida ao longo de vários anos.
O Debt-to-EBITDA é frequentemente utilizado para avaliar a alavancagem financeira de uma empresa, sendo comum considerar valores abaixo de 3 como indicativos de menor risco financeiro.
Podemos observar que o Debt-to-EBITDA e o Current ratio estiveram sempre dentro dos parâmetros.

7) Valor intrínseco?
Para o cálculo do valor intrínseco da empresa, utilizámos o método de Discounted Future Earnings, tendo em consideração as oscilações no FCF.
Tendo em conta que a China comprou máquinas DUV em grande quantidade, antecipando um possível agravamento das sanções impostas pelos EUA, e que a ASML registou um crescimento significativo em receitas este ano, não utilizamos os EPS dos últimos meses. Isso deve-se ao aumento das vendas na China, que representaram cerca de 50% das receitas, o que pode distorcer os resultados. Portanto, utilizámos o EPS dos trimestres anteriores para obter uma análise mais adequada.

Utilizámos uma taxa de crescimento de 8,5% para os próximos 10 anos, com uma taxa de desconto de 7,5%.
De acordo com a nossa estimativa, obtivemos um valor intrínseco de 709,34€ / 770,30$

O valor intrínseco não é um valor exato, é um valor subjetivo que depende dos pressupostos utilizados e da análise que fazes da empresa.
É interessante calculares um valor intrínseco para mais de um cenário de forma a definires um intervalo de valores.
Análise Técnica
Se analisarmos um gráfico dos últimos 5 anos com médias móveis de períodos semanais, verificamos que o preço está neste momento abaixo da EMA21, SMA50, SMA100.
Disclaimer
Esta publicação tem caráter meramente informativo e não constitui, de forma alguma, uma recomendação ou aconselhamento de investimento. As análises apresentadas baseiam-se em informações disponíveis publicamente e destinam-se exclusivamente a fins informativos, não devendo ser interpretadas como orientação para decisões de investimento.