Porque não comprei AMAT ou MPWR?

Com a recente queda do mercado após o anúncio de tarifas, a AMAT, uma das empresas que temos na watchlist, caiu abaixo de todos os níveis de compra e atingiu os $123,74 😲

A MPWR, outra empresa de semicondutores da nossa watchlist, também teve uma queda significativa e atingiu os $438,86, ficando abaixo do 3º nível de compra.

Porque não investi nestas empresas?

Ambas as empresas têm excelentes fundamentos, mas diferenciam-se bastante na sua natureza.

A AMAT é uma gigante da industria, com uma capitalização bolsista acima dos 100 mil milhões de dólares e uma posição dominante na produção de equipamentos para fabrico de semicondutores, o que lhe dá uma vantagem competitiva muito difícil de replicar.

Já a MPWR, com uma capitalização de cerca de 20 mil milhões, é bastante mais pequena e especializada no design de circuitos integrados de potência. A empresa atua em em nichos com forte crescimento e barreiras técnicas, mas sem o mesmo tipo de escala ou efeito de rede.

Podes ver as análises às duas empresas, onde mostramos em detalhe os seus fundamentos, vantagens competitivas e perspetivas de crescimento.

O fluxo de produção de semicondutores envolve várias empresas para diferentes fases, por isso torna-se difícil estar exposto a todas individualmente. Além disso, tendo em conta o caráter cíclico da indústria e a importância de diversificar entre várias empresas do setor, o ETF SEC0 pode oferecer um portefólio mais equilibrado e ajudar a reduzir o risco associado à exposição a uma única empresa.

Na seguinte imagem, podes ver o meu portefólio atualizado a 14 de abril.

Como se pode ver, tenho 2,3% de alocação ao ETF SEC0, que me dá exposição a várias empresas da indústria dos semicondutores.

Apesar das empresas já estarem incluídas no ETF, optei por investir individualmente na Nvidia, Broadcom e ASML, estando neste momento com uma alocação total de 6,8% à indústria.

Dentro do setor da Tecnologia existem várias indústrias e apesar do potencial de valorização de algumas empresas, não pretendo ficar demasiado exposto à indústria dos semicondutores.

Além disso, como mostrei no portfolio review de abril, neste momento apenas 6% da carteira está em liquidez (CASH:USD), excluindo obrigações, que também considero uma forma de liquidez.

Mesmo assim, considero este valor relativamente baixo tendo em conta o contexto atual.

A AMAT é uma empresa incrível, com uma posição dominante na indústria e vantagens competitivas que justificariam perfeitamente a sua inclusão na carteira.

A MPWR, apesar de ter um perfil diferente e um moat menos pronunciado, também poderia ter lugar numa carteira bem diversificada.

No entanto, tendo em conta a alocação já elevada que tenho à indústria dos semicondutores, optei por não aumentar ainda mais a exposição.

Disclaimer

Esta publicação é apenas informativa e educacional e não deverá ser entendida como uma recomendação de compra ou venda ações.

Investir envolve riscos e não assumimos quaisquer responsabilidades por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.