O Crescimento das Ações de Defesa na UE

A União Europeia (UE) enfrenta um cenário geopolítico em constantes mudanças, com ameaças reais e próximas que podem intensificar-se. Para garantir a segurança dos cidadãos, manter a paz, a estabilidade e proteger os seus interesses, é essencial que a UE continue a investir em defesa.

Este investimento não só fortalece as capacidades militares dos Estados-Membros, mas também promove a cooperação e a autonomia estratégica da Europa.

A UE tem vindo a aumentar significativamente o investimento em defesa nos últimos anos. Em 2023, os países da UE investiram 279 mil milhões de euros, o montante mais elevado alguma vez registado pela Agência Europeia de Defesa.

Para 2025, as previsões indicam um aumento contínuo no investimento em defesa. O Banco Europeu de Investimentos (BEI) planeia duplicar o seu financiamento para o setor de segurança e defesa, alcançando 2 mil milhões de euros em 2025. No entanto, líderes de 19 países da UE, incluindo Espanha, Alemanha, Itália e França, consideram este montante insuficiente e solicitaram ao BEI que ajuste a sua política de crédito para aumentar ainda mais o financiamento nesta área.

Além disso, os membros da UE que integram a NATO estão prontos para elevar as suas despesas de defesa para além dos atuais 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Espera-se que haja um aumento nas metas de investimento em defesa, possivelmente para 3% ou mais.

Ação 1: Rheinmetall AG (RHM.DE)

A Rheinmetall AG é uma empresa alemã especializada em tecnologia de defesa e automotiva. Destaca-se na produção de veículos militares, sistemas de armamento e munições, além de desenvolver soluções para mobilidade e segurança.

Porque investir na Rheinmetall?

👉 A Rheinmetall está bem posicionada para aproveitar o crescimento de 35% no orçamento de defesa europeu nos próximos cinco anos.

👉 A empresa é uma das principais produtoras de munições e aproveita o aumento da procura com contratos que podem durar até 10 anos.

👉 A Rheinmetall participa em grandes projetos de defesa na Europa, incluindo o programa do caça F-35, garantindo produção e receitas futuras.

Riscos de investir na Rheinmetall?

❗A Rheinmetall depende do financiamento militar, que é um processo intrinsecamente político e, por isso, incerto.

❗Riscos geopolíticos e mudanças nas alianças podem impedir a empresa de realizar entregas a determinados países.

❗Pode haver pressão sobre investidores institucionais e fundos de investimento para evitarem este setor devido aos critérios ESG (ambientais, sociais e de governança), o que pode limitar o crescimento das ações, mesmo que os lucros das empresas aumentem.

Avaliação da Rheinmetall

A previsão dos analistas para os próximos anos parece-me exagerada, além disso, o número de analistas que fizeram a análise é reduzido.

Para evitarmos avaliações demasiado otimistas devido às altas perspetivas de crescimento, que podem não se concretizar, optamos por calcular a taxa de crescimento com base nos EPS de um período mais estável, entre 2019 e 2023.

Para o cálculo do valor intrínseco, utilizamos uma taxa de crescimento de 9,62% para os próximos 5 anos e metade desse valor para os 5 anos seguintes.

Com base nestas taxas de crescimento, determinámos um valor intrínseco de 755,04€ num cenário conservador, refletindo uma estimativa prudente da empresa.

Ação 2: Safran SA (SAF.PA)

A Safran SA é uma empresa francesa de tecnologia aeroespacial e de defesa. Fabrica motores para aviões e helicópteros, sistemas de navegação, eletrónica e equipamentos para a indústria aeroespacial e militar.

Porque investir na Safran SA?

👉 A Safran SA é líder na produção de motores narrow-body, com 70% do mercado global.

👉 A empresa beneficia de contratos de manutenção de longo prazo, garantindo receitas consistentes e margens elevadas com o segmento de pós-venda.

Riscos de investir na Safran SA?

❗ A indústria aeroespacial é cíclica, sendo fortemente afetada pelos preços do petróleo, o que pode reduzir a procura por serviços e encomendas.

❗ Problemas na cadeia de abastecimento e inflação podem limitar a produção de motores, afetando as margens.

❗ Há riscos associados à concorrência e integração vertical de fabricantes como a Airbus, que podem reduzir a dependência de fornecedores externos como a Safran.

Avaliação da Safran SA

Assumindo uma taxa de crescimento anual de 7% para os próximos 10 anos, o valor intrínseco é de 208,68€.

Disclaimer

Esta publicação é apenas informativa e educacional e não deverá ser entendida como uma recomendação de compra ou venda ações.

Investir envolve riscos e não assumimos quaisquer responsabilidades por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.