A Hershey é uma das maiores fabricantes de chocolates e snacks do mundo, conhecida por produtos como as barras de chocolate Hershey’s, os Reese’s. A empresa foi fundada em 1894 por Milton S. Hershey, nos Estados Unidos, e desde então tornou-se uma referência global no mercado de confeitaria, expandindo a sua oferta para incluir bolachas, snacks e bebidas.
A Nestlé detém os direitos do Kit Kat em todos os países do mundo, exceto nos Estados Unidos, onde a Hershey possui os direitos de produção e comercialização.
No dia 7 de novembro de 2024, comprei 2 ações da Hershey por US$ 175,56 cada e, desde então, o preço não parou de cair.
Será que fiz um mau investimento?
Quando o preço de uma ação está numa tendência de alta e ocorre uma retração, é natural que, depois de comprares, o preço suba. Isso faz-nos sentir que fizemos um excelente investimento, porque a subida do preço confirma que comprámos no momento certo.

No entanto, se comprarmos durante uma tendência de baixa, podemos ter a oportunidade de adquirir a preços mais baixos. Contudo, após a compra, o preço pode continuar a cair, deixando-nos a questionar se foi a decisão certa.
No Portfolio Review de setembro, explico este tema de forma mais detalhada: Portfolio Review setembro 2024.
Neste caso, a Hershey mantém-se numa tendência de baixa e, por isso, vou comprando por níveis, aumentando o valor dos reforços à medida que o preço desce.
Comecei apenas com 2 ações, que, à data de hoje, representam apenas 0,33% do valor do portefólio.
Neste momento, as ações estão cotadas a $150,71, ou seja, 27,88% abaixo do valor intrínseco.

Porque o preço continua em queda?
O principal motivo é, sem dúvida, o preço do cacau. O cacau encontra-se em níveis historicamente elevados, o que exerce uma enorme pressão nos custos de produção da Hershey.

No seguinte gráfico podemos ver uma tendência de alta no preço do cacau nos últimos anos, com uma aceleração significativa a partir de 2023. Após um longo período de estabilidade em níveis próximos de 2.000 a 3.000 USD por tonelada métrica, o preço começou a subir de forma consistente, ultrapassando os 10.000 USD em 2023 e alcançando máximos próximos de 13.000 USD em dezembro de 2024.
A empresa é altamente dependente do cacau, uma vez que o chocolate representa mais de 88% da sua receita. O aumento significativo nos preços do cacau tem pressionado os custos de produção da empresa.
Embora o preço atual do cacau esteja em níveis historicamente elevados, esta situação irá eventualmente melhorar à medida que o ciclo natural do mercado reequilibre a oferta e a procura.

Além do aumento do preço do cacau, as empresas de Consumer Defensive tiveram a pior performance no último mês, pois a redução das taxas de juro está a motivar os investidores a direcionar capital para outros setores mais rentáveis no momento. Além disso, as ações de Consumer Defensive, com um dividend yield igual ou inferior ao das Treasury Bonds, tornam-se menos atrativas para os investidores.
É impossível prever quanto tempo esta queda poderá durar, e nestes cenários, é preciso ter bastante paciência. Por isso, ignoro o preço e as flutuações de curto prazo, limitando-me a aguardar por retornos dentro de alguns anos.
Disclaimer
Esta publicação é apenas informativa e educacional e não deverá ser entendida como uma recomendação de compra ou venda ações.
Investir envolve riscos e não assumimos quaisquer responsabilidades por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.