Vamos voltar ao exemplo de venda de Whey Protein como vimos na primeira aula deste módulo.
Como vimos na aula anterior, criamos conjuntos de anúncios apenas com 1 interesse para percebermos quais são os interesses que resultam melhor.
Neste exemplo, vamos testar 3 interesses diferentes: “Exercício físico”, “Forma física” e “Fitness e bem-estar”. Ambos para um público entre os 20 e os 40 anos para ambos os géneros.
São interesses relacionados com fitness e podem resultar bem para a venda de Whey Protein, no entanto, nada nos garante que vão resultar. Como já vimos, temos de esperar, manter os conjuntos de anúncios que estão a resultar em conversões e desativar os que não estão a ter conversões. Após desativarmos um conjunto de anúncios, podemos experimentar outro interesse ou se houver um conjunto de anúncios que está a gerar bastantes conversões, podemos manter apenas esse de forma a concentrarmos o orçamento no que está a resultar melhor.
Cria sempre 3 anúncios diferentes
Em relação aos anúncios, devemos começar pelo menos com 3 anúncios. No exemplo(imagem), colocámos um anúncio com um vídeo promocional e 2 anúncios com imagens, títulos e textos diferentes.
Podes colocar 2 anúncios com vídeos e 1 com imagem, é indiferente, mas tens de ter pelo menos 3 anúncios.
Se tiveres apenas 1 anúncio e não obtiveres resultados, não vais perceber se foi da segmentação, da estratégia ou do anúncio.
Os 3 anúncios que vais utilizar no conjunto de anúncios 1 devem ser iguais aos 3 anúncios que vais utilizar no conjunto de anúncios 2 e no conjunto de anúncios 3.
Hack para obter mais interesses
Se pesquisarmos por fitness vão aparecer exatamente 23 opções de escolha.
Imagina que conseguirias obter 5x mais sugestões de interesses relacionados com fitness? Interessante, não é? Nós vamos ensinar-te como podes fazer, mas antes disso é essencial perceberes como podes encontrar interesses para as tuas campanhas antes de aprenderes a utilizar este hack.
Pesquisa
Primeiro deves responder às seguintes questões:
1. Quem são as figuras de autoridade, líderes ou grandes marcas do teu nicho?
2. Que livros, revistas e jornais o teu cliente ideal lê?
3. Em que eventos participam?
4. Que sites frequentam?
5. Quais são as ferramentas que utilizam?
Se conheces bem o teu público vais conseguir responder facilmente a estas questão. Se não souberes basta pesquisares no Google ou podes perguntar ao Chat GPT.
Não tens de responder a todas, mas deves tentar responder a praticamente todas.
Para este exemplo, se fizermos a primeira questão ao chat GPT vamos obter a seguinte resposta:
A resposta poderia ser Arnold Schwarzenegger, Cristiano Ronaldo, Kayla Itsines, The Rock.
Se pesquisarmos por estes nomes na definição do público-alvo durante a criação de um conjunto de anúncios, vamos obter resultados de pessoas que mostraram interesse ou gostam de páginas relacionadas.
As respostas a estas questões vão ajudar-te a conhecer melhor o teu público e a obter possíveis interesses para as tuas campanhas.
Vamos então fazer as questões mais importantes.
6. O que mais compram estas pessoas?
Se souberes o que o teu público mais compra poderás encontrar públicos extremamente interessantes com pouca concorrência.
Terás de pensar fora da caixa para obteres esta resposta.
Em vez de apenas colocares nos interesses Whey Protein ou Whey Concentrate, vamos pensar quais poderão ser os habitos de pessoas que querem emegracer ou ganhar massa muscular.
Vamos assumir que têm excesso de peso e querem emagrecer. Muitas pessoas com excesso de peso gostam de comer pizza. Muito provavelmente pessoas com interesse em pizza podem dar excelente resultados.
7. O que é ÚNICO neste grupo de pessoas?
Como já sabes, quanto mais pessoas utilizarem o mesmo interesse, mais dinheiro terás que pagar para apresentar os teus anúncios a esse público.
Na imagem podes ver uma zona a encarnado que é a zona de audiência ampla, que são os interesses que todos estão a utilizar.
O teu objetivo é encontrares a azul, onde vais ter um público completamente envolvido com o produto ou serviço que pretendes vender.
Ainda sobre o nosso exemplo da Whey Protein, vamos imaginar que é adoçada com stevia. Um possível interesse poderia ser SweetLeaf Stevia.
Estes interesses não foram testados, estamos apenas a utilizar como exemplo para os princípios subjacentes.
Só é possível ter bons resultados no Meta Ads com testes. Como podem ver na imagem abaixo, criámos campanhas de conversão e em algumas campanhas os resultados foram infrutíferos.
Tivémos de testar vários interesses, melhorar a landing page, a comunicação e de um momento para o outro, as vendas dispararam! Percebemos quem era realmente o nosso nicho.
A semana passada iniciamos uma campanha para vender produtos, nos dois primeiros dias não tivémos resultados, no entanto, após o terceiro os resultados foram muito interessantes.
Estes resultados só foram possíveis porque já sabiamos quem eram as pessoas com interesse nos produtos que queríamos vender.
Ou seja, a partir do momento que percebemos os interesses e a idade do nicho nicho de mercado, concentramos o nosso orçamento no público que queria o nosso produto e as conversões em vendas realizaram-se.
Na próxima aula vamos mostrar como utilizar um hack para obter mais interesses e como utilizar públicos semelhantes.