Optimizar Carregamento das Páginas:
4.2 Optimização de Ficheiros

Sempre que acede a um website, é necessário fazer o download dos ficheiros que estão armazenados no servidor.

Se reduzirmos ou comprimirmos os ficheiros do site, a velocidade de carregamento das páginas aumenta consideravelmente.

Existem diversos plugins de optimização disponíveis, no entanto, não queremos ter demasiados plugins instalados. Apenas queremos instalar o mínimo de plugins e configura-los de forma eficiente para maximizar o desempenho do nosso website.

Para cache e optimização de ficheiros utilizamos o plugin LiteSpeed Cache.

Para instalar o LiteSpeed, no painel do WordPress clique em Pugins – Adicionar Novo e escreva litespeed cache na barra de pesquisa.

Quando aparecer o plugin, clique em Instalar e de seguida em Activar.

Para termos as opções de Cache do Litespeed ativas no site, é importante confirmar qual o servidor que estamos a utilizar. Apenas recomendamos ativar as opções de cache em servidores LiteSpeed.

Como validar se o servidor é Litespeed?

No painel do WordPress, clique em Ferramentas – Diagnóstico do site.

De seguida clique em Informações e depois em Servidor como se podem ver nas imagens abaixo.

No campo Servidor deverá confirmar se aparece Litespeed. No nosso caso é Apache.

Como o nosso servidor é Apache, vamos desabilitar as opções de Cache do LiteSpeed para não prevenirmos possíveis problemas.

No menu do painel do WordPress, clique em LiteSpeed Cache e selecione a opção Cache.

Se o seu servidor não for LiteSpeed desabilite todas as opções dos separadores [1] Cache, [5] ESI e [6] Object. Se o servidor for LiteSpeed deixe todas as opções como estavam por omissão, não é necessário desabilitar. As opções destes separadores estão relacionadas com Cache.

No menu do painel do WordPress, clique em LiteSpeed Cache e selecione a opção Page Optimization.

No separador [1] CSS Settings vamos ativar apenas a opção CSS Minify. Esta opção vai fazer minificação de código que é um processo para remover caracteres desnecessários como espaços, quebras de linha, comentários, etc, para que o download do ficheiro seja mais rápido.

No separador [2] JS Settings vamos ativar as opções JS Minify e Load JS Deferred.

Se o Load JS Deferred estiver OFF, enquanto o site estiver a carregar o conteúdo (as imagens e os textos), também serão carregados os scripts JS;
Deferred – Quando os conteúdos do site forem carregados, apesar dos scripts JS estarem juntamente com o código HTML carregado, apenas serão lidos após o carregamento de todos os conteúdos.
Delayed – Com esta opção os scripts JS não irão aparecer juntamente com o código HTML, após o código ser carregado será feita uma requisição para o código JS ser carregado. Esta opção aumenta muito a performance dos sites, no entanto, pode piorar a experiencia dos utilizadores em algumas páginas.